CAPACITAÇÃO PARA CRAS E CREAS
Objetivo: Contribuir para o aprimoramento da Gestão dos Serviços Ofertados nos equipamentos estatais da Proteção Social Básica – CRAS e da Proteção Social Especial – CREAS. Contribuir para romper com padrões violadores de direitos no interior da família. Capacitar os técnicos dos CRAS E CREAS a executarem os acompanhamentos familiar, e encaminhar à Rede SUAS e a Rede Setorial.
Metodologia: A metodologia proposta para a realização deste treinamento é a de encontros sistemáticos por aproximações sucessivas, as quais consistirão de conteúdos emergentes da prática tratada à luz de referenciais teórico-práticos reconstruídos no processo permanente de reflexão-ação. Terá como suporte ético-político e teórico-metodológico documentos e legislações relativas à proteção social.
Programa:
1. CRAS e CREAS – Porta de Entrada do Sistema Único de Assistência Social-SUAS 1.1 Serviço de Proteção e Atendimento Integral À Família - PAIF: 1.1.1 Proteção Social Básica; 1.1.2 Serviços; 1.1.3 Benefícios; 1.1.4 Programas e Projetos. 2. O CRAS como equipamento e Serviço de Proteção Básica: 2.1 Diagnóstico territorial como conhecimento da demanda; 2.2 Desenvolvimento de recursos e potencialidades dos membros da família; 2.3 Matricialidade Familiar; 2.4 Referência e Contra Referência; 2.5 Busca Ativa. 2.6 Vulnerabilidade Social; 2.7 Encerramento do acompanhamento familiar. 3. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos - PAEFI: 3.1 Proteção Social Especial; 3.2 Serviços; 3.3 Programas e Projetos. 4. Referência e Contra Referência dos Equipamentos CRAS e CREAS: 4.1 Acompanhamento Familiar executado pelo CRAS com encaminhando para o CREAS; 4.2 Contra - Referência com a Rede SUAS, na articulação do Trabalho Intersetorial; 4.3 Protocolos de Envio, e remessa de recebimento dos órgão competentes. 4.4 Acompanhamento das famílias em Descumprimento de condicionalidade do Programa Bolsa Família, funcionalidade da equipe técnica do CRAS/CREAS no registro dos dados no SICON no Acompanhamento Familiar. 5. Articulação em Rede Socioassistencial na Referência e Contra Referência com os encaminhamentos. 5.1 Reuniões frequentes com a REDE SUAS e com as equipes técnicas do CRAS e CREAS; 5.2 A responsabilidade do Conselho Tutelar na execução da Política de Direitos da Criança e do Adolescentes; 5.3 Encaminhamentos do CRAS e CREAS para o Conselho Tutelar, parceiros no acompanhamento familiar. 6. O CRAS e CREAS e suas Equipes Multidisciplinares: 6.1 Competência dos técnicos e educadores sociais. 7. Relatórios e Planos de Ação conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. 8. Prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários. 8.1 Fortalecimento dos Vínculos Afetivos, respeitabilidade, ética entre os componentes do núcleo familiar. 9. Avaliação e monitoramento das ações com as famílias. 9.1 Vigilância Socioassistencial/Defesa dos Direitos/Resultados e Impacto Social.
10. Pós treinamento:
Pós Treinamento: Na Ascat Informatica o processo de aprendizado não termina com o final das aulas. Os participantes têm assistência direta com a empresa, contando com uma equipe especializada e o consultor responsável pelo treinamento ministrado, via e-mail, período válido em até um ano após o encerramento das aulas. Assim todos os participantes poderão solucionar dúvidas e discutir questões que surgirem na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula, garantindo assim o aprendizado, e oferecendo todo o respaldo necessário para o servidor público.
Público Alvo: Gestores da Política de Assistência Social, Colaboradores do SUAS: CRAS e CREAS, Educadores Sociais, Rede SUAS e Rede Setorial, profissões afetas à área.
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